quarta-feira, dezembro 20, 2006

Natal,inverno,neblina e criancas do Nepal...

Com certeza por aqui nao teremos neve,
Definitivamente nada de white Christmas, mas ontem a noite fomos presenteados por uma neblina mistica, quase magica, que durou o dia inteiro de hoje.
Eu fiquei tao encantada com o cenario de contos de fada criado pela neblina densa, que acabei tirando varias fotos no parque aqui proximo de onde moramos.
Apesar do meu encantamento, tenho consciencia que dias e noites de neblina como essa nao ‘e muito seguro para aqueles que dirigem.
No domingo a noite, quando o Jason foi me buscar depois do trabalho, do lado de fora, fui logo saldada por um aroma invernil de pinheiro, o ar estava impregnado de um aroma todo especial de lenha queimada, e muita embora tenha sido criada no interior do norte de Minas Gerais, onde com as altas temperaturas a ultima coisa que necessitamos ‘e de uma lareira, devo dizer que os aromas que exalam das lareiras, nesse periodo de inverno, me trazem belas lembrancas da minha infancia,

Me tras lembrancas maternas dos tempos em que minha mae, ainda usava o velho e bom fogao e forno a lenha.
Lembrancas do calor vindo do fogao a lenha, do barulho doce e crepitante da madeira queimando em seus breves estalidos.
Derepente, sinto no ar o aroma do leite sendo fervido, do bolo de milho no forno, o café sendo coado no coador de pano ( ‘e to ficando velha, eu sou daqueles bons tempos…rs)
Ontem a noite, eu com uma amiga minha fomos a um evento de Solsticio de Inverno em prol das criancas abandonadas do Nepal, o projeto ‘e de um grupo filantropico ingles que abracaram uma causa para ajudar criancas indigentes e abandonadas em um vilarejo no Nepal.

O ano passado eles arrecadaram £ 1,700 e esse ano £ 3,000.
A intencao ‘e poder construir mais alojamentos para abrigarem e educar mais criancas.
O evento foi organizado em uma igreja de estilo romanico medieval, com janelas poucas e estreitas que criam contrastes de luz e sombra no interior, transpirando recolhimento e paz.
Para o evento em prol das criancas do Nepal, foi criado uma uma replica de um vilarejo no Nepal dentro da igreja, com um guarda-sol que mais tarde pesquisando descobri que de acordo as crencas no Nepal representa o ar, o vento ou a atmosfera.
Nesse guarda-sol foram amarradas cordas repletas de bandeiras de oracoes que se elevavam desde o chao, cobertas por textos e oracoes tibetanas que geralmente no Nepal sao ofertadas pelos pelegrinos. A decoracao ficou muito linda com todas suas cores, e ate me fez lembrar as nossas banderolas nas festas juninas.
Cada cor tem um significado dentro da cultura e crenca tibetana, as brancas representam nuvens, as azuis o ceu, as verdes as aguas, as amarelas a terra e as vermelhas representam o fogo. E bem no alto de tudo os irmaos sol e lua os luminaries do dia e da noite, representando o eter o quinto e mais sutil dos elementos pois que simboliza a paradoxal uniao dos opostos.
Essa ‘e a segunda vez que vejo essas bandeiras coloridas, a primeira vez foi na casa da Virginia vendo as fotos que ela e o Joan fizeram quando estiveram em Katmandu, e ela me explicou um pouco do seu significado.
O interior da Igreja ficou divino, algo totalmente surreal, mas infelizmente nao consegui captar com a minha camera a essencia do ambiente que fora criado.
Assim que entramos no interior da igreja nos sentimos como se tivessemos sido transportadas ao Nepal.

Sei la, nao consigo explicar muito bem, mas tinha algo magico e sagrado no ar .
A noite foi mais que simplismente fantastica,depois de duas horas, juntamente com mais de duzentas pessoas reunidas entoando mantras tibetanos, sai de la me sentindo purificada, com uma super sensacao de bem estar, paz e tranquilidade.
PS: Esse post eu escrevi ontem no finalzinho do dia, e para variar a neblina continua firme, forte e extremamente densa, ate mais do que o dia anterior.
Esta fazendo um friozinho super delicia, mas isso obviamente ‘e so meu louco ponto de vista, porque realmente amo frio e sofro no calor…

1 Comentários:

Blogger Camila disse...

Adorei o novo layout!!
Eu tambem ainda uso coador de pano pra fazer cafe... E muito melhor!!

12:34 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial